COMO A EXEGESE PRÉ-MODERNA DO GÊNESIS PODE ESCLARECER OS DEBATES CRISTÃOS SOBRE CRIAÇÃO HOJE?
Imagine uma mesa com três pessoas conversando: um criacionista da terra jovem, um criacionista da terra antiga e um criacionista evolucionário. Entra na sala Agostinho de Hipona, um dos mais importantes teólogos na história da igreja. De que maneiras sua leitura das Escrituras e sua doutrina da Criação esclarecem, aprofundam e moldam o diálogo?
O pastor e teólogo Gavin Ortlund explora essa cena ao recuperar a leitura agostiniana de Gênesis 1—3, considerando como a compreensão pré-moderna da Criação pode ajudar os cristãos de hoje. Ortlund argumenta que embora a abordagem hermenêutica e as questões teológicas de Agostinho possam ser diferentes das de hoje, a humildade desse pai da igreja diante das Escrituras e suas conclusões teológicas podem iluminar assuntos como a evolução, morte animal e Adão e Eva históricos.
Sente-se. Participe da conversa.
Circa l’autore
(Ph D, Fuller Theological Seminary) é pastor sênior na First Baptist Church de Ojai, na Califórnia. Foi pesquisador do Creation Project no Carl F. H. Henry Center for Theological Understanding na Trinity Evangelical Divinity School. É autor de Anselm’s pursuit of joy e Questões doutrinárias pelas quais vale a pena lutar, publicado por Vida Nova. É casado com Esther e tem cinco filhos.