A origem do presente livro é uma série de aulas ministradas pelo historiador alemão de matemática Gert Schubring, na PUC do Rio de Janeiro, em 1995, que foram aqui editadas, revisadas e ilustradas.
O livro, que é a primeira pesquisa publicada sobre a história de livros-texto na matemática, apresenta-a numa reflexão metodológica sobre o desenvolvimento da ciência – entre ciência ‘normal’ e ciência ‘revolucionária’.
O autor inicia sua obra pela busca do papel dos livros-texto no desenvolvimento da matemática – investigando em particular as tradições orais, antes da invenção da imprensa, em numerosas culturas.
Em seguida, investiga a mudança decisiva causada pela invenção dos tipos móveis, expressa no surgimento de duas formas de livros-texto: a de livros de uso comercial e prático, impressos em vernáculo, de um lado, e a de livros para um ensino ‘sábio’, de outro lado, como os Elementos de Euclides, impressos durante um período considerável em língua latina. Vale notar que o autor, no capítulo 4, apresenta uma questão-chave: a análise do artigo ‘Élémens des sciences’, de d’Alembert, que constitui a base do processo de transformar o saber sábio em um saber ensinável e acessível a um público geral.
As lições seguintes mostram a realização desse programa desde a Revolução Francesa, as formas diferentes e mesmo divergentes do uso de livros-texto em vários países, nomeadamente na França, na Alemanha e na Itália, e a diferenciação dos livros em níveis separados de ensino. O autor discute para esses períodos modernos também fatores sociais como as lutas empreendedoras sobre o domínio do mercado de livros didáticos.
O livro apresenta um assunto inovador e atraente, escrito em um estilo fluente e acessível.
David E. Zitarelli
revista Historia Mathematica
Professor na Temple University, Philadelphia, EUA
Circa l’autore
Gert Schubring
Estudou matemática, física e química nas universidades de Magonça e de Bonn. É membro do Institut für Didaktik der Mathematik da Universidade de Bielefeld (Alemanha), um instituto de pesquisa em educação matemática e nos fundamentos dela. É pesquisador em história da matemática e das ciências exatas, sendo especializado nas interações entre desenvolvimentos conceituais e culturais nos tempos modernos, comparando em particular as ciências e os seus contextos na França e na Alemanha.