‘Os dois grandes desafios de um escritor são o primeiro e o último capítulo de um livro. É como nascer e morrer: difícil. Este livro nasceu assim, da dificuldade de expressar os sentimentos de uma ampliação de consciência. Não sei bem quando isso tudo foi virando as reflexões que aqui vou descrever. Talvez nunca saiba. O processo de escrita é assim mesmo: estranho. Ora vem em avalanche, quase pronto. Ora vem custoso, doído. Como os partos. Como as mortes. Como este livro.
Decidi começar por puro atrevimento, para ver no que ia dar, porque a intuição sempre me leva para lugares muito melhores do que a minha razão pretende. O exercício de me deixar à disposição enquanto os dedos teclam é uma forma de acalmar a ebulição que me vai invadindo quando o mundo me oprime ou me pede transmutação. Esse também foi o motivo de escolher o título muito antes de ter a história pronta. As perguntas que me fiz e as respostas que me dei: o sentido da vida pareceu-me um bom nome para o processo que quero descrever nestas páginas. Escrever em primeira pessoa pareceu-me o jeito mais honesto de me expressar.
Tudo o que direi é real, porque parte da minha mente, mas eu não me responsabilizei e não me responsabilizarei pela verdade dos fatos, porque fatos também são produtos das mentes humanas. Quero apenas me responsabilizar por transmitir aquilo em que acredito. É o suficiente (e já bastante arriscado). Se você não concordar, basta abandonar o livro. É simples. Não se comprometa com as minhas verdades se não fizerem sentido para você. Com amor, Gisele Gama
Circa l’autore
Gisele Gama Andrade nasceu no Rio de Janeiro em 1967, mas foi em Brasília que se criou. Na Capital Federal, construiu sua história e fez seus amigos, que se orgulha em cultivar. Fez carreira acadêmica ainda muito jovem, e isso fez com que voltasse para sua terra natal, onde gerou, pariu e começou a crar seus filhos. Divorciada, com três filhos a tiracolo, voltou para Brasília. É guerreira, como já predizia o significado de seu nome: aquela que luta. É uma mulher que não tem medo de existir, de sentir, de dar a cara para bater, de perder para ganhar, porque ela acredita naquilo que planta e que todos nascemos para deixar um legado. Gisele é autora da coleção Sara e sua turma, com mais de oitenta obras infantis publicadas em diversos idiomas.