‘Sociologia da Literatura’, de Gisèle Sapiro, é o terceiro volume da Coleção Pensar Edição, publicada em parceria pela Contafios e pela Editora Moinhos. Obra relevante para os estudos contemporâneos da edição, ainda não havia sido traduzida ao português. A edição brasileira do livro, com tradução de Juçara Valentino.
*
‘Eis um guia indispensável aos interessados em sociologia da literatura: um roteiro abrangente que sustenta postura crítica equilibrada, converge abordagens discordantes, dá voz e foro de audiência a contribuições de variada procedência teórica. O intento consiste em revisitar as dimensões canônicas em sociologia da literatura pelo confronto de enfoques contrastantes, dando a ver os ligamentos entre evidências empíricas e léxicos conceituais.’ [Sergio Miceli, professor da Universidade de São Paulo e membro da Academia Brasileira de Ciências]
Circa l’autore
Gisèle Sapiro é diretora de pesquisa do CNRS e diretora de estudos da École des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Especialista em sociologia dos intelectuais, literatura e tradução, é autora de La Guerre des écrivains, 1940-1953 (Fayard, 1999, reeditada em 2006) e La Responsabilité de l’écrivain. Littérature, droit et morale en France, XIXe-XXIe siècle (Seuil, 2011). Dirige a coleção ‘Culture et société’ no CNRS Éditions.