Em Vida sem Princípio , Henry David Thoreau nos apresenta um verdadeiro manual de como viver em sociedade e em contato com a Natureza respeitando a natureza e ao próximo.
Apresenta o pensamento transcendentalista de Henry David Thoreau e o apelo para que cada um siga a sua própria luz interior.
Este ensaio foi obtido a partir da palestra’What Shall It Profit? ‘apresentada ao publico em 06 de dezembro de 1854, no Salão Railroad em Providence Rhode Island.
Foi publicado pela primeira vez na edição de outubro de 1863 The Atlantic Monthly, onde foi dado o título atual.
Vida sem Princípio é um ensaio em que Thoreau coloca o seu programa para viver bem. Incluem-se aqui as suas ideias sobre a forma de abordagem da comunicação interpessoal, modos de trabalho, sustento financeiro e outros códigos de conduta baseados na filosofia de de vida de Thoreau.
Mais do que amor, do que dinheiro, do que fé, do que fama, do que justiça, dêem-me a verdade.
Henry David Thoreau
Circa l’autore
Henry David Thoreau nasceu em Concord – Massachusetts em 12 de julho de 1817 – 06 de maio de 1862, foi poeta, escritor, naturalista e filósofo americano.
É um dos nomes mais importantes do século 19. Seu livro Walden ou Vida nos bosques é considerado um dos clássicos americanos. Juntamente com Ralph Waldo Emerson é considerado um dos grandes nomes do Naturalismo e do transcendentalismo.
Em toda a sua vida pregou a paz e a liberdade individual. Foi uma voz ativa contra a escravidão racial muito comum nos Estados Unidos em sua época.
Sua luta pelos direitos civis e sua atitude considerada por muitos como ‘anarquista’ o colocou de frente contra o Estado, chegando á ser preso por se negar a pagar impostos, pois, segundo ele o dinheiro servia para financiar a guerra e a escravidão.
Foi solto logo em seguida. A prisão o inspirou á escrever Desobediência Civil, um de seus escritos mais famosos e que serviu de inspiração para Tolstói, Gandhi e Martin Luther King Jr.