Um editor publica uma história que encontrou entre papéis, trancados numa gaveta, mantidos sob sigilo por seu narrador até a morte. Anunciando que mudou apenas os nomes dos personagens, começa a contar a vida de uma mulher, perseguida pelo fantasma do homem que abandonou para se casar com outro e que se suicidou ao ser deixado.
Com apresentação de Luiz Antonio Aguiar, este conto faz parte do livro Góticos II: Lúgubres mistérios – Contos clássicos, segundo volume da Coleção Góticos.
Circa l’autore
Nascido nos Estados Unidos, em 1843, Henry James mudou-se para a Inglaterra em 1876 e lá morou até o fim de sua vida. É seu um dos maiores clássicos do gótico de terror, a novela The Turn of the Screw (1898). O conto aqui apresentado é de 1892, sendo o belíssimo exemplo de uma técnica que James soube utilizar e ampliar como poucos: contar a história a partir do ponto de vista de um personagem — e particularmente de um personagem sobre quem o teor sobrenatural da narrativa se abate de maneira mais impactante. Desse modo, ele se torna um legítimo descendente do patriarca do gótico norte-americano, Edgar Allan Poe (1809-1849).