Para ser verdadeiramente cristão, temos de abraçar como doutrina e como experiência os principais dogmas da Reforma: sola gratia, sola fide, solus Christus, sola Scriptura e soli Deo Gloria. Não é a nossa salvação baseada somente na Escritura, somente por meio de Cristo, recebida somente pela fé, obra somente da graça e somente para a glória de Deus? No fulcro dessas veementes verdades está solus Christus (somente Cristo). ‘Somente Cristo’ é nossa vida e a nossa salvação, a nossa beleza e a nossa glória. Cristo Jesus é o Senhor e Salvador glorioso, belo, que tem ‘pernas, colunas de mármore’ (Ct 5.15), pois ele é forte e inabalável e é totalmente desejável (v.16). Nas palavras de Thomas Brooks, ‘Cristo é desejável, Cristo é muito desejável, Cristo é o mais desejável, Cristo é sempre desejável, Cristo é totalmente desejável’. Brooks também disse: ‘Cristo é o diamante mais brilhante no anel da glória’.
Aproveite a festa espiritual servida em A Beleza e a Glória de Cristo, uma compilação das palestras da conferência anual do Seminário Teológico Reformado Puritano em agosto de 2010 em Grand Rapids, Michigan. Cada ensaio estabelece diante dos leitores as inesquecíveis riquezas do Senhor Jesus Cristo, a esperança da nossa glória e a glória da nossa esperança. Os tópicos incluem a beleza de Cristo profetizada e tipificada em Isaías e Cântico dos Cânticos; A glória de Cristo em sua encarnação, ministério terreno e morte na cruz; Cristo na teologia histórica e na vida cotidiana; A gloriosa exaltação de Cristo em sua ressurreição e em seu triunfo no livro do Apocalipse. Os colaboradores são David Murray, Iain Campbell, Richard Phillips, Gerald Bilkes, David Carmichael, Albert Martin, Joel Beeke, William Van Doodewaard, Ray Pennings e James Grier.
Circa l’autore
Joel R. Beeke (org.) é Presidente e Professor de Teologia Sistemática e Homilética no Puritan Reformed Theological Seminary e pastor da Heritage Netherlands Reformed Congregation em Grand Rapids, Michigan. Ele escreveu numerosos livros, incluindo vários para crianças. Ele e sua esposa, Mary, têm três filhos.