Em algum momento da vida escolar, todo estudante brasileiro terá que encarar a leitura do romance Iracema, de José de Alencar, clássico da literatura. O autor se vale de uma linguagem rebuscada, cheia de termos indígenas e palavras difíceis para contar a poética lenda sobre a fundação do estado do Ceará.
Pensando no público jovem, a Panda Books lançou uma edição equipada com mapa de personagens, ilustrações, fotos e notas de Fátima Mesquita que facilitam o entendimento do texto e proporcionam ao leitor uma boa carga de informação sobre a cultura indígena.
O livro mostra-se ainda mais antenado com os dias atuais ao se apropriar dos ícones de populares redes sociais e ferramentas da internet – Facebook, Twitter, Google e You Tube – para organizar os comentários.
Circa l’autore
José de Alencar nasceu em 1829, no Ceará. Formado em direito, atuou como advogado, político, dramaturgo e escritor. Produziu clássicos romances urbanos, como Senhora (1875), regionalistas, como O gaúcho (1870), e históricos, como Guerra dos Mascates (1873). Morreu em 1877, no Rio de Janeiro.