O que é um livro? Pode ser apenas um bloco de papel envolvido por uma capa — ou, como disse Borges, ‘um cubo de papel e couro’. Pode, igualmente, ser um agrupamento de palavras, uma cornucópia de informações, uma fonte de formação pessoal… No entanto, todos já tivemos a vida revolucionada por um livro. A força deste objeto, portanto, vai muito além daquilo que vemos: repousa em algo impalpável, quase mágico, que molda personalidades, toca almas, muda civilizações, altera o rumo dos acontecimentos. Basta que haja um leitor de coração aberto.
E este é precisamente o tipo de leitor que José Roberto de Castro Neves é. Por isso mesmo, foi capaz de escrever estas páginas encantadoras, que são sobretudo um tributo ao poder transformador dos livros. Ao lado dele, passeamos por algumas das principais obras da humanidade, que aqui têm sua força não só comentada, mas celebrada, enaltecida, vivida.
Circa l’autore
José Roberto de Castro Neves é advogado militante. Doutor em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, é professor de direito civil da PUC-Rio e da FGV-Rio e ocupa a cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Publicou e organizou diversas obras sobre história, direito e literatura. Alguns de seus últimos livros lançados são Como os advogados salvaram o mundo; Medida por medida: o Direito em Shakespeare; Brasileiros; O mundo pós-pandemia; Shakespeare e os Beatles, A invenção do direito e Música e direito, pela Nova Fronteira. É casado com a Bel e pai do Guilherme, do João Pedro e da Maria Eduarda.