Este livro reúne textos apresentados no 2º Congresso Internacional ‘Paulo Freire: O Legado Global’, realizado em 2018, em Belo Horizonte, que se vinculam, direta ou indiretamente, ao tema da formação de educadoras/es, diversidade e compromisso social. Assim como aconteceu com os trabalhos durante esse evento, os capítulos deste livro se organizam por ‘temas geradores’, inspirados na obra de Paulo Freire. Contribuíram com esta obra, autoras/es de todas as regiões do Brasil, além de colegas do Chile e de Portugal.
Publica-se este livro em um contexto político extremamente adverso no Brasil, em que a já frágil democracia brasileira é constantemente ameaçada e o Patrono da Educação em nosso país tornou-se alvo de ataques de grupos ultraconservadores e reacionários. E é exatamente isso que nos faz ter certeza da importância da publicação deste livro e do que ele representa para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática: mais justa, mais igualitária, mais humana, mais fraterna, não discriminatória e ecologicamente sustentável – ou seja, tudo aquilo que Paulo Freire nos deixou, por meio de sua obra, como legado.
Circa l’autore
Júlio Emílio Diniz-Pereira: Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor (Ph.D.) em Educação pela University of Wisconsin-Madison, nos EUA. Lecionou o curso Paulo Freire and Education for Social Justice em universidades norte-americanas. Membro do Consejo Asesor Científico do Centro de Investigación en Educación para la Justicia Social (CIEJUS) no Chile. Autor de dois livros: Formação de professores: pesquisas, representações e poder (Autêntica, 2000) e How the Dreamers are Born: Struggles for Social Justice and the Identity Construction of Activist Educators in Brazil (Peter Lang, 2013).