A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciado em 1917, que derrubou a monarquia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin. A Rússia tinha uma grande massa de operários e camponeses insatisfeitos. O povo sofria muito com a devastação trazida pela primeira grande guerra e havia, também, grande insatisfação com o governo absolutista e opressor do czar Nicolau II. A soma desses e de outros fatores levou às manifestações populares que derrubaram o Tzar e, ao final do processo, deram origem ao regime socialista. Juntamente com Lênin e Stalin, Leon Trotsky foi um dos principais líderes da revolução. Em: Como Fizemos a Revolução, Trotsky retrata os fatos importantes que marcaram a Revolução Russa de 1917.
Circa l’autore
Leon Trotsky (1879 -1940) foi um revolucionário comunista que, juntamente com Lênin, Stalin e outros líderes, liderou a Revolução Russa de 1917, que transformou a Rússia no primeiro país comunista do mundo. Trotsky, pseudônimo de Lev Davidovich Bronstein, nasceu em Yanovka, então Império Russo, atual Ucrânia, no dia 7 de novembro de 1879. Filho de lavradores de origem judaica, com nove anos foi mandado para uma escola judaica em Odessa. Em 1895, com 16 anos, começou a se interessar pelas revoltas das camadas populares contra o governo centralizador do Czar Nicolau II. Participou das agitações políticas imprimindo e distribuindo panfletos entre os estudantes e os operários.
Leon Trotsky passou todo o período da guerra civil num trem blindado, no qual percorria o país e conduzia a luta. Era o preferido de Lênin para sucedê-lo, mas foi afastado por Stalin, que assumiu o poder depois da morte do líder. Nos primeiros anos de governo, Stalin impôs sacrifícios brutais ao povo russo. Entrou em atrito com Trotsky que queria a continuação do processo revolucionário até chegar a algo parecido com o comunismo imaginado por Marx: um modelo sem classes sociais e sem fronteiras nacionais. Em 1929 foi expulso da União Soviética e viveu na Turquia, França, Noruega e no México (1937), onde foi assassinado por um agente de Stalin. Leon Trotsky faleceu em Coyoacán, no México, no dia 21 de agosto de 1940.