‘Tomada de Posse’, escrito pela poeta, militante anarquista e educadora, Louise Michel, é um livro co-editado pela sobinfluencia Edições e a Autonomia Literária e lançado em celebração aos 150 anos da Comuna de Paris (1871).
O livro conta com a apresentação, ‘Louise Michel, uma vida oceânica, ‘ de Gabriela de Laurentiis, artista, pesquisadora e professora, doutoranda pelo programa de pós-graduação da FAU-USP, mestre pelo Departamento de História Cultural da UNICAMP e bacharel em ciências sociais pela PUC em São Paulo. É autora do livro ‘Louise Bourgeois e os modos feministas de criar’ (Annablume, 2017, no prelo para reimpressão pela sobinfluencia), editado em catalão pela No Libros (2020).
‘Tomada de Posse’ foi um dos últimos textos de Louise Michel e clama, com voz potente, pela rebelião contra as injustiças do capitalismo: a exploração colonial, a exploração das mulheres e das crianças, a exploração do trabalho do proletariado.
Além da apresentação, a edição preparada pela sobinfluencia contempla uma tradução inédita do julgamento de Michel, após sua luta na Comuna de Paris, onde a anarquista pronuncia, diante da figura do juiz e de todo Tribunal, formado pelos homens de seu tempo:
‘Eu não quero me defender. Eu não quero ser defendida. Pertenço inteiramente à Revolução Social e declaro que aceito as responsabilidades por todas as minhas ações’.
Circa l’autore
Louise Michel (Vroncourt-la-Côte, 29 de maio de 1830 – Marselha, 9 de janeiro de 1905), foi uma professora, poeta, enfermeira, escritora e militante política. Uma das mais importantes communards durante a Comuna de Paris, Michel foi capturada e deportada para a Nova Caledônia por suas atividades durante o governo operário de Paris. Voltando à França em 1880, tornou-se extremamente popular, retomando suas atividades em eventos e manifestações proletárias, deixando importante herança para o anarquismo, o sindicalismo, o feminismo e a pedagogia libertária.