Agora com 16 anos, sentindo-se crescida, e após desistir de seus estudos para ajudar Marilla em Green Gables, depois da morte de Mattew, Anne começa a lecionar na escola de Avonlea.
O novo papel de Anne Shirley na cidade, professora, traz muitos desafios e descobertas sobre o seu caráter, além de torná-la muito amada pelas pessoas do seu convívio, pois sua profissão a faz se envolver mais no desenvolvimento da comunidade.
O crescimento e amadurecimento de Anne geram muitos novos pensamentos e questionamentos, mas a garota imaginativa e questionadora não deixa de existir.
Além de crescer, esta nova fase traz mais desafios para Anne, pois Marilla precisa receber, mais uma vez, órfãos em Green Gables.
Parece que Anne Shirley não consegue mesmo se livrar de crianças gêmeas.
Circa l’autore
L.M. Montgomery, autora de uma série de romances que teve início com Anne of Green Gables, publicado em 1908.
Após sua publicação, Anne of Green Gables teve sucesso imediato. A personagem principal, Anne, uma garota órfã, tornou Montgomery famosa na época, dando-lhe inclusive destaque internacional. Esse primeiro romance foi seguido por uma sequência de outros, em que a personagem Anne era a protagonista, e tais romances serviram de base para a aclamada série canadense de 2017, da CBC, Anne of Green Gables e também para vários filmes e programas, incluindo Road to Avonlea, que foi apresentado no Canadá e Estados Unidos de 1990 a 1996.