Rubião é um homem simples e de bom coração que, após a morte de seu amigo Quincas Borba, herda toda a sua fortuna. Na tentativa de encontrar um novo propósito para a sua vida, ele se muda para o Rio de Janeiro, onde é seduzido pelo estilo de vida luxuoso e se envolve com pessoas que só querem se aproveitar de sua riqueza. ‘Quincas Borba’ é uma obra-prima de Machado de Assis que explora a loucura, a ambição e a decadência humana. Uma leitura envolvente e cheia de reviravoltas, que faz uma crítica sutil, mas impactante, à sociedade brasileira do século XIX.
Circa l’autore
Machado de Assis, nascido Joaquim Maria Machado de Assis, foi um dos maiores nomes da literatura brasileira e é considerado por muitos o maior escritor do Brasil de todos os tempos. Ele nasceu em 21 de junho de 1839 no Rio de Janeiro, Brasil, e faleceu em 29 de setembro de 1908. Machado de Assis foi um poeta, romancista, dramaturgo e crítico literário, e suas obras são conhecidas por sua aguda observação psicológica e estilo inovador.
Machado de Assis foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e serviu como seu presidente por muitos anos. Sua obra abrange vários gêneros literários, incluindo romance, poesia, teatro e contos. Seus romances mais conhecidos são ‘Dom Casmurro’, ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’ e ‘O Primo Basílio’, que são considerados como parte de sua trilogia realista.
A escrita de Machado de Assis é conhecida por seu estilo irônico e satírico, bem como por sua capacidade de revelar as contradições e hipocrisias da sociedade brasileira de sua época. Ele é amplamente estudado em escolas e universidades em todo o mundo e suas obras continuam a ser lidas e apreciadas até hoje.
Por muitos anos, a obra de Machado de Assis foi subestimada fora do Brasil, mas nos últimos anos, houve um aumento no interesse internacional por sua obra. Hoje, ele é considerado um dos maiores escritores do mundo e suas obras são traduzidas em muitos idiomas e lidas em todo o mundo