Uma obra rica e multifacetada como a de Michel Foucault atravessa o tempo, percorre espaços e pode ser desdobrada nas mais variadas direções. Foi precisamente esse o intuito dos pesquisadores que, advindos de diferentes países, realidades sociais e filiações institucionais, compõem esta coletânea. Cada um, a seu modo, buscou estender os debates de Foucault para nossos dias, cartografando os novos dispositivos, forças, poderes e resistências que o contemporâneo coloca em cena ao produzir maneiras díspares de viver em sociedade. O que marca a singularidade desta coletânea, portanto, é a diferença de perspectivas. A partir delas, os estudos desse autor puderam ser revisitados e, principalmente, desdobrados. Os desafios assumidos não foram pequenos: era necessário pensar a vida como acontecimento e, principalmente, estar à altura dos escritos deixados por Foucault, travando novos debates sobre as questões emergentes na contemporaneidade, cujos efeitos são de ruptura, provocação e inquietação.
Circa l’autore
Marcos Nalli
Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003), com pós-doutorado no Centre de Recherche Historique École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (França). Atualmente é pesquisador do CNPq – nível 2, e professor da Universidade Estadual de Londrina, Paraná. É autor do livro Foucault e a fenomenologia (Loyola, 2006), coorganizador, com Sonia Mansano, do livro Michel Foucault em múltiplas perspectivas (EDUEL, 2013, 2015), e autor de vários artigos em periódicos especializados e capítulos de livro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Foucault (arqueologia e genealogia, biopolítica, as relações entre saber e poder, subjetivação ética; e sua interface com a fenomenologia, especialmente a de Husserl); História das Ciências, numa perspectiva foucaultiana, a partir de temas como nanotecnologia, biotecnologia, genética e eugenia.
Sonia Regina Vargas Mansano
Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), com pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é Professora da Universidade Estadual de Londrina, atuando na graduação do curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Administração. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicologia Social. Autora dos livros Vida e profissão: cartografando trajetórias (2003) e Sorria, você está sendo controlado: resistência e poder na sociedade de controle (2009), ambos publicados pela Editora Summus. Coorganizadora, com Marcos Nalli, do livro Michel Foucault em múltiplas perspectivas (2013, 2015), publicado pela EDUEL.