Maria Célia Paoli foi presença e fez parte do fazer-se das Ciências Sociais no Brasil. Sua instigante e preciosa obra, referida a uma tradição de trabalho do pensamento como forma de ação política, foi construída ao longo de sua vida acadêmica e intelectual vinculada à universidade pública, fruto de pesquisas sobre temas e questões candentes e fundantes da formação brasileira e do contexto político em que vivia, ao lado de trabalhos com uma perspectiva de elaboração/aprofundamento de aspectos teórico-metodológicos que apontavam, no seu fazer, a uma renovação das ciências sociais brasileiras.
Os textos aqui republicados foram produzidos ao longo de mais de 30 anos. Neste volume, além de textos da autora estão dois comentários refletindo sobre os temas e questões que estruturam sua obra escritos por José Sérgio Leite Lopes e João Carlos Cândido, além da cronologia de sua produção intelectual e uma pequena biografia acadêmica da autora.
Circa l’autore
Doutor em Ciência Política (2020) pela Unicamp; mestre em Sociologia (2010), licenciado (2007) e bacharel (2005) em Ciências Sociais, todos pela USP. Pesquisa instituições políticas, processos democráticos e ativismo político. Trabalha com planejamento, elaboração, desenvolvimento e monitoramento e avaliação de políticas públicas. Leciona Sociologia, Ciência Política e disciplinas correlatas.