Este livro reúne parte do conjunto poético de Maria Estela Guedes, poetisa portuguesa reconhecida mundialmente pela relevância de sua obra.
‘O conjunto poético de Estela Guedes contido neste livro reúne a maior parte de sua produção, como se verá ao longo da leitura. Todavia, exige de nós algumas renúncias. Entre elas, a nossa colaboração não somente meramente subjetiva. E sim a nossa receptividade para a inovação e alto grau de experimentação. Aquela que nos desestabiliza e nos conduz a trilhas inimagináveis ou reservas de sensibilidade que antes, talvez, jamais teríamos suspeitado que existiam dentro de nós mesmos! O reconhecimento autêntico do mais subterrâneo que nos habita.’ Ana Maria Haddad Baptista
Circa l’autore
Maria Estela Guedes (1947/-) tem umas centenas de títulos publicados, em Portugal e no estrangeiro, entre livros, ensaios e crónicas, sobre literatura e outras artes. Figura em diversas obras coletivas, entre as quais salienta Todos os Saramagos (2022) e Contos que Fernando Pessoa não escreveu (2019). Foram levados à cena dois trabalhos seus, O lagarto do âmbar, na Fund. Calouste Gulbenkian, dirigido por Alberto Lopes, e A Boba, no Teatro Experimental de Cascais, dirigido por Carlos Avilez. Também tem participado em eventos de artes plásticas, o último dos quais em 2021, no Museu de Arte Contemporânea de Lisboa, no âmbito das comemorações do Centenário de Ernesto de Sousa. Dirige o site e a Revista Triplov, em triplov.com. Considera suas obras de referência os ensaios: Herberto Helder, Poeta obscuro, Lisboa, 1979 e A obra ao rubro de Herberto Helder, São Paulo, 2010. Livros de poesia publicados mais recentemente: Clitóris Clítoris, Esta noite dormimos em Tânger e Conversas com Federico García Lorca, publicados pela Editora Urutau, Pontevedra/São Paulo, em 2020, 2021 e 2022.