Neste livro, Maria Teresa Eglér Mantoan e Rosângela Gavioli Prieto adentram os labirintos da inclusão escolar analisando, com muito rigor científico e competência, suas diferentes facetas. No diálogo que estabelecem, abordam pontos polêmicos e controvertidos, que vão desde as inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relações entre inclusão e integração escolar. Para além de um respeitável debate acadêmico, os conceitos, ideias e valores contidos nesta obra são um verdadeiro convite a uma reflexão sobre nossas crenças e práticas, que muitas vezes acabam por nos distanciar de uma escola e de uma sociedade inclusivas. Entre pontos e contrapontos, as autoras transitam por caminhos insólitos e apresentam elementos profícuos para a construção de novos conhecimentos e de práticas educativas com vistas à plena inclusão escolar.
Circa l’autore
Maria Teresa Eglér Mantoan é pedagoga e doutora em Educação. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade (Leped), na Faculdade de Educação da Unicamp, onde é professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Seus estudos relativos à inclusão escolar são pioneiros e precursores dessa ideia na educação brasileira.
Rosângela Gavioli Prieto é pedagoga, psicóloga, mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e doutora em Administração Escolar pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É professora da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Educação da USP, onde exerce atividades de docência e pesquisa.