Que época poderia ser mais propícia do que nossa realidade para a discussão do que é moral, do que se entende por ética?
Com diferentes percursos profissionais, os autores apresentam um debate palpitante acerca de várias questões de nosso cotidiano. Por exemplo, eles começam indagando até que ponto, quando se ouvem comentários acerca do comportamento dos jovens, queremos nos referir a um conflito moral da sociedade ou, na verdade, queremos apenas resolver um problema de conduta. O que é honra? E que tipo de pais e professores se tornaram os jovens rebeldes dos anos 1960?
Como o tema é muito rico, as reflexões desses importantes pensadores de nosso tempo se relacionam com diferentes realidades: é recorrente a questão da educação – tanto escolar como familiar –, mas também é abordado o que ocorre no mundo do trabalho, nas relações sociais (quem é o outro: um de nós ou um estranho?).
Essa edição ampliada traz dois novos textos: no primeiro, Yves de La Taille comenta retrospectivamente a publicação original, de 2005. Na sequência, Mario Sergio Cortella busca iluminar caminhos para que possamos pensar melhor a formação de crianças e jovens hoje. Com sua experiência e cultura, os autores mostram que as reflexões desse livro continuam muito atuais e necessárias. – PAPIRUS EDITORA
Tabella dei contenuti
Prefácio
Novos labirintos, novas trilhas!
Questões morais e éticas ou problemas de conduta?
A decepção, as virtudes e a felicidade
O outro: Um de nós ou um estranho?
Carpe diem x Projeto de vida
‘Adultos em férias’
A velha ideia de merecimento, a nova ideia de direito
A honra como autorrespeito e o respeito ao outro
Do erro à ética
Para que serve?
Sobre a contemplação, o tédio e o ócio
Da diferenciação
Sobre o ensino
Glossário
Circa l’autore
MARIO SERGIO CORTELLA Nasceu em Londrina (PR), em 1954. Filósofo e escritor, tem mestrado e doutorado em Educação pela PUC-SP, onde atuou como professor titular por 35 anos (1977-2012). É professor convidado da Fundação Dom Cabral (desde 1997) e lecionou na GVpec da FGV-SP (1998-2010). Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992), tendo antes sido assessor especial e chefe de gabinete do professor Paulo Freire. É autor de diversos livros nas áreas de educação, filosofia, teologia e motivação e carreira.
YVES DE LA TAILLE É especialista em psicologia moral e professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem vários livros publicados, entre eles: Ética para meus pais (Papirus, 2011); Família e educação, com Sérgio Rizzo, Rosely Sayão e Júlio Groppa Aquino (Papirus, 2011), Humor e tristeza (Papirus, 2014), Moral e ética: Dimensões intelectuais e afetivas (Artmed, 2006) – vencedor do prêmio Jabuti em 2007 – e Formação ética: Do tédio ao respeito de si (Artmed, 2009).