A Editora Contracorrente tem a satisfação de anunciar a publicação do livro ARBITRAGEM E CONSTITUIÇÃO, de autoria do eminente jurista estadunidense Peter B. Rutledge.
Desde os primórdios da arbitragem até as mudanças radicais que ocorreram no século XX, Rutledge examina como as normas constitucionais influenciaram o Direito Arbitral e vice-versa. Uma das principais conquistas deste livro é mapear sistematicamente o processo gradual de fusão dessas disciplinas e como os princípios constitucionais encontraram seu caminho no tecido da arbitragem.
O autor argumenta que essa interconexão não ocorreu por meio de teorias elaboradas ou deliberações formais, mas sim por meio de desenvolvimentos incrementais em várias áreas da arbitragem, frequentemente sem consideração completa das implicações mais amplas. Nas palavras do professor Lenio Luiz Streck: ‘Com a obra Arbitragem e Constituição arrisco dizer que se avizinha um considerável crescimento e aprimoramento dos debates sobre arbitragem e devido processo legal (sob o prisma constitucional) no seio da comunidade jurídica brasileira. Estudos dessa natureza já se faziam muito presentes, é preciso reconhecer. No entanto, é inegável que a presente obra pode representar um afloramento ainda mais grave (e necessário) de considerações acadêmicas dessa natureza’.
Circa l’autore
Peter B. ‘Bo’ Rutledge é professor titular da cátedra Talmadge na Faculdade de Direito da Universidade de Geórgia, nos Estados Unidos, da qual é reitor desde 2015. Autor de obras jurídicas relevantes, tais como Arbitration and the Constitution e International Civil Litigation in United States Courts, esta última escrita em coautoria com Gary Born. Seus trabalhos acadêmicos têm sido publicados pela Yale University Press, Oxford University Press e Cambridge University Press e seus artigos já foram publicados em várias revistas especializadas, tais como University of Chicago Law Review, Vanderbilt Law Review e o Journal of International Arbitration. Foi assistente do Justice Clarence Thomas, da Suprema Corte dos Estados Unidos.