Duas assustadoras personagens demoníacas protagonizam os dois contos que compõem este volume, em que a presença do sobrenatural é apenas um dos elementos que seduzem o leitor. Também garantem o sucesso dessas duas histórias a excelência narrativa de seus autores, na criação do suspense e do clima assustador. Autor de A ilha do tesouro e de O médico e o monstro, Robert Louis Stevenson dispensa apresentações. W. F. Harvey conquistou seu lugar na literatura de língua inglesa justamente com o conto incluído aqui: O monstro de cinco dedos – indiscutivelmente uma obra-prima.
Circa l’autore
William Fryer Harvey nasceu em 1885 (data exata desconhecida). Formou-se em Medicina na Universidade de Leeds, mas a saúde frágil não lhe permitiu o exercício da profissão. Passou a dedicar-se à literatura, obtendo sucesso com a publicação de seus contos. Durante a Primeira Guerra Mundial, serviu seu país em unidades de pronto-socorro.
Robert Louis (originalmente, Lewis) Balfour Stevenson nasceu em Edimburgo, na Escócia, em 13 de novembro de 1850. Era filho de um próspero engenheiro civil que queria que ele seguisse sua profissão. No entanto, optou pelo curso de Direito, que concluiu na Universidade de Edimburgo, em 1875. Por essa ocasião, já havia se distanciado da família e frequentava a vida boêmia da capital escocesa, fascinado pelo baixo mundo da cidade, cujos tipos característicos lhe forneceriam um rico material para suas histórias.