O RIQUIXÁ FANTASMA E OUTROS CONTOS MISTERIOSOS foi publicado em 1888 e é uma coleção de contos misteriosos e de fantasmas, repletos de conteúdo moral, escritos por Rudyard Kipling. As histórias incluídas nesta coleção são os seguintes: O RIQUIXÁ FANTASMA: Após um caso com uma mulher inglesa da sociedade local, o narrador a repudia e fica noivo de outra mulher. No entanto, a primeira continuamente reaparece em sua vida, implorando-lhe que reconsidere. Uma morte inesperada, aparições fantasmagóricas e uma revelação inusitada, levam a história a um caminho surpreendente que só a maestria de Kipling seria capaz de produzir. MINHA HISTÓRIA VERDADEIRA SOBRE FANTASMA: O narrador, ao permanecer em um bangalô em Katmal, Índia, ouve alguém na sala ao lado jogando bilhar. Ele acha que é um grupo que acabou de chegar e que estava hospedado no local. Na manhã seguinte, ele se queixa, apenas para descobrir que uma surpreendente revelação seria lhe apresentada. A ESTRANHA CAVALGADA DE MORROWBIE JUKES: Em uma noite, Morrowbie Jukes, um inglês, se sente febril e é incomodado pelos latidos dos cães fora de sua barraca. Ao persegui-los cai de seu cavalo e fica preso em um banco de areia junto a um rio, onde passa a noite para descobrir que é prisioneiro de uma colônia de leprosos. Uma ajuda inesperada e uma revelação surpreendente o levará por caminhos nunca antes sonhado. O HOMEM QUE QUERIA SER REI: O conto narra as aventuras de dois militares ingleses pelas colônias britânicas da Índia e da Ásia atrás de fama e fortuna, vivendo de golpes e de pequenos contrabandos. Trata-se de uma história fundamentada na filosofia maçônica e trás dentro de seu contexto vários ensinamento da Ordem. Um de seus principais ensinamentos alude à ambição dos Homens que em nome do poder e da vaidade acabam perdendo até mesmo o seu mais precioso bem, a vida.
Circa l’autore
Romancista, contista, cronista, jornalista e poeta inglês; nasceu na Índia, em 1865, foi educado por pais adotivos e estudou em um internato na Inglaterra, retornando mais tarde à terra natal como jornalista (1882-9).
Entre suas coletâneas de artigos e poemas está ‘Simples Contos das Colinas’ (1888), que descreve os costumes de indianos e ingleses. Muitos de seus contos revelam preocupação com a crueldade e o sobrenatural. São conhecidos seus contos que mostram os costumes indianos e o choque de cultura com o Império Britânico, como em ‘O Homem que Queria ser Rei’ e seus contos sobrenaturais, como em ‘Minha Própria História de Fantasmas’.
Considerado ‘o poeta do Império’, seus conceitos se refletiram em poemas bastante conhecidos, como ‘Mandalay’, ‘Gunga Din’ e ‘Se’. Grande parte da sua melhor poesia aparece em ‘ As Baladas da Caserna’, publicado em 1892. As obras infantis Stalky & Co. (1899); os dois Livros da Selva (1894), sobre Mowgli, um menino criado entre lobos; ‘Just so Stories’ (1902) e ‘Puck of Pook’s Hill’ (1906) continuam populares, bem como sua obra-prima ‘Kim’ (1901), sobre as aventuras de um garoto inglês órfão entre os povos e costumes do noroeste da Índia.
Sua produção jornalística incluí crônicas sobre as guerras européias, relatos de viagens, e cartas pessoais, destacando-se ‘Notas Americanas’ e ‘Crônicas do Brasil’, este último publicado postumamente.
Foi o primeiro inglês a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1907. Após a Primeira Guerra Mundial, sua produção literária diminui em virtude do trauma da perda de seu filho neste conflito. Falece em 1936, estando enterrado no Canto dos Poetas da Abadia de Westminster em Londres.