Imagine-se como um profissional de segurança pública, em serviço e uniformizado, portando uma arma de fogo e diante de um cidadão infrator igualmente armado, que demonstra intenção de atentar contra sua vida ou de terceiros. Nesse momento crítico, você tem apenas frações de segundos para tomar uma decisão eficaz.
Neste cenário, que, embora hipotético, é bastante comum no contexto da segurança pública brasileira, qual é a realidade enfrentada por esse profissional? Quais são os pensamentos e emoções que o acompanham durante um momento tão crucial em que vidas estão em risco e ele é o principal responsável pela proteção?
Esta obra se baseia em pesquisa científica que foi capaz de responder a essas indagações e revelar a realidade dos confrontos armados entre profissionais de segurança pública e infratores em realidades típicas das grandes metrópoles.
Ela apresenta dados sobre técnicas e táticas utilizadas, estatísticas sobre distâncias, quantidade de disparos, armamentos e equipamentos empregados, além de informações sobre lesões e mortes resultantes desses confrontos.
Além disso, a obra oferece reflexões e sugestões para o aprimoramento do treinamento de tiro policial, visando desenvolver competências que permitam aos profissionais de segurança pública enfrentar situações de risco com eficácia e obter pleno sucesso, como maneira de evitar que se seja consumado o juramento feito por eles: ‘servir à sociedade, mesmo com o sacrifício da própria vida’.
Circa l’autore
Nascido em Conselheiro Pena, MG, iniciou a carreira policial militar em 2002, na cidade de Governador Valadares e, mais à frente, seguiu para Belo Horizonte onde teve acesso a oportunidades de ascensão na carreira. Atualmente é oficial da Polícia Militar de Minas Gerais, estudante, docente e instrutor de armamento, tiro e técnica policial. Bacharel em Ciências Militares, bacharel em Administração de Empresas, especialista em Segurança Pública e mestre em Negócios Internacionais.