O autor Venício Artur de Lima é um veterano, pioneiro no estudo da obra de Freire para além da alfabetização. Estuda Freire há cerca de 50 anos, enfatizando sua relação com a comunicação e a cultura.
Neste centenário de Paulo Freire, comemorado em setembro de 2021, o livro é um convite a refletir sobre sua obra e os tempos atuais. Ele nos traz a ideia-força de que o pensamento de Freire não pode ser reduzido a um método de alfabetização de adultos, porque vai além, à medida que seu compromisso maior é com a humanização do homem e sua liberdade.
Segundo Juarez Guimarães (UFMG), em seu prefácio ao livro, ‘o mérito exponencial, subversivo e possibilitador de uma nova compreensão do pensamento de Paulo Freire deste livro de Venício Lima, sintético e súmula de cinco décadas de pesquisa e reflexão, é o de identificar Freire como um pensador da política que se expressa na educação e na cultura’.
Raquel Paiva, professora emérita da UFRJ, em seu texto presente no livro, nos lembra que ‘um conhecimento fundamentado a partir da compreensão, necessariamente evoca um envolvimento orgânico e dialógico. Este é o sentido a que se referia Paulo Freire ao conceituar Venício como o pesquisador e professor brasileiro que o compreendeu, que realizou a tarefa de posicionar-se ao seu lado com a escuta atenta e dedicada’.
Circa l’autore
Venício A. de Lima nasceu em Sabará, Minas Gerais, em 13 de maio de 1945. Cursou Ciências Sociais (Sociologia) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui mestrado (M. Sc.) e doutorado (Ph. D.) em Communications pelo College of Media (Institute of Communications Research) da University of Illinois at Urbana-Champaign, onde fez, também, pós-doutorado. É ainda pós-doutor pela University of Miami-Ohio e Especialista em História do Cristianismo Antigo pela Universidade de Brasília (Un B). Pesquisador Sênior do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (Cerbras-UFMG), é professor emérito da Un B.