Romeu e Julieta é, por excelência, a tragédia de William Shakespeare que, além de ser considerada uma das obras mais famosas e representadas do mundo, é também uma das histórias de amor mais populares de todos os tempos.
Construída no período entre 1592 e 1596, essa narrativa tem como cenário Verona e seus protagonistas são Romeu Montéquio e Julieta Capuleto, dois amantes pertencentes a duas famílias nobres e, ao mesmo tempo, rivais.
Na tentativa de curar sua miséria amorosa pela inatingível Rosalina, Romeu, irremediavelmente apaixonado, deixa-se convencer pelos amigos e vai disfarçado a uma festa na casa dos seus inimigos, os Capuletos.
Nessa festa, ele conhece Julieta, única filha dos Capuletos. Apesar de não saberem os nomes um do outro, apaixonam-se instantaneamente e decidem se casar, dando início, assim, a uma história de amor jamais vista anteriormente.
Nem mesmo o ódio entre as duas famílias foi capaz de impedir o mais sublime dos sentimentos: o amor entre os dois jovens que decidiram conhecer juntos a eternidade.
Circa l’autore
William Shakespeare, poeta e ator inglês, é amplamente considerado o maior escritor da língua inglesa e o maior dramaturgo do mundo.