‘Mama uma vez disse que a cidade era um mapa de todas as pessoas que viveram e morreram nela, e Baba disse que todo mapa era, na verdade, uma história.’
Em meio a protestos, conflitos e bombardeios durante a guerra civil de 2011 na Síria, a jovem Nur é forçada a deixar o país em busca de segurança. Quase mil anos antes, Rawiya, aprendiz de cartografia, traça exatamente a mesma rota, numa saga épica por terras desconhecidas. As duas jornadas de amadurecimento se intercalam, enquanto que as protagonistas, embora separadas por séculos de história, espelham as diferentes faces de milhões de refugiados do Oriente Médio e norte da África.
Circa l’autore
Zeyn Joukhadar é um escritor de origem síria nascido em Nova Iorque. Com Ph D em Patobiologia pela Brown University, trabalhou como pesquisador de biomedicina antes de se dedicar somente à literatura. Seu primeiro livro, O mapa de sal e estrelas, recebeu diversas críticas positivas, prêmios literários, e foi traduzido para mais de vinte idiomas. Lançou também The thirty names of night e é membro da Radius of Arab American Writers (RAWI) e do American Mensa.