A obra ‘Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel’ é um texto rico estilisticamente, recheado de ironias, inversões, entre outras características formais, aliada a um conteúdo polêmico, profundo e indignado com a desumanização. Mas, além disso, é um primeiro esboço do materialismo histórico, a primeira obra de Marx em que a luta de classes emerge de forma cristalina e o proletariado aparece como classe revolucionária, como agente responsável pela libertação humana. Assim, une beleza formal, conteúdo radical e importância teórica e histórica num pequeno texto de poucas páginas. Nildo Viana, por sua vez, não só traz uma tradução e notas informativas sobre essa obra excepcional, junto com as notas explicativas de Rodolfo Mondolfo, como apresenta um texto analítico que explícita o caráter fundador do materialismo histórico dessa obra, mostrando elementos que muitas vezes as leituras não percebem.
Table of Content
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO À CRÍTICA DA FILOSOFIA DO DIREITO DE HEGEL
Atraso Histórico Alemão e suas Expressões Ideológicas
A Função da Crítica Revolucionária
A Alemanha e o Antigo Regime
A Filosofia Alemã: Superação e Realização
A Revolução Alemã
A Revolução Proletária
O MANIFESTO INAUGURAL DO MATERIALISMO HISTÓRICO
A Crítica Irreligiosa e o Antropocentrismo
O Atraso Histórico Alemão e suas Expressões Ideológicas
O Significado da Crítica Revolucionária
A Revolução Alemã: Tragédia e Comédia
Revolução Proletária e Libertação Humana
REFERÊNCIAS
About the author
Karl Marx é considerado um clássico do pensamento sociológico, filosófico, econômico, e exerceu influência sobre as mais variadas ciências e concepções políticas, filosóficas, entre outras, sendo um dos pensadores mais influentes de todos os tempos. É autor de obras fundamentais, como O Capital; A Ideologia Alemã; Contribuição à Crítica da Economia Política; A Miséria da Filosofia; A Guerra Civil na França; Manuscritos de Paris, Manifesto Comunista, entre diversas outras.
Nildo Viana é sociólogo e filósofo por profissão, professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás e autor de diversos livros, entre os quais O Modo de Pensar Burguês; Hegemonia Burguesa e Renovações Hegemônicas; Karl Marx: A Crítica Desapiedada do Existente; Escritos Metodológicos de Marx; A Teoria das Classes Sociais em Karl Marx; As Esferas Sociais; Os Movimentos Sociais; Manifesto Autogestionário.