Desde o surgimento da Gestalt-terapia, a arte sempre foi um elemento fundamental da abordagem. Afinal, é por meio da exploração dos próprios recursos criativos que o ser humano se realiza em todo o seu potencial. Partindo dessa premissa, os autores desta obra apresentam temas fundamentais para estudantes e profissionais que desejam ampliar sua atuação terapêutica. Entre os temas abordados aqui, estão: as origens e os instrumentos da arteterapia; o uso de experimentos com grupos; a Gestalt-terapia praticada com inspiração nos clowns; contos e histórias como instrumento para ressignificar percursos de vida; oficinas criativas na formação de Gestalt-terapeutas; a aquarela como recurso terapêutico; a Gestalt-musicoterapia como caminho para a awareness; e o profundo trabalho com máscaras.
Textos de: Karina Okajima Fukumitsu, Lilian Meyer Frazão, Maria Alice Queiroz de Brito (Lika Queiroz), Maria de Fatima Pereira Diógenes, Maria Teresa Vignoli (Teca), Montserrat Gasull Sanglas, Otavio Dutra de Toledo, Paulo de Tarso de Castro Peixoto, Rodrigo Bastos, Selma Ciornai e Wanne de Oliveira Belmino.
About the author
Lilian Meyer Frazão
Uma das pioneiras na abordagem gestáltica no Brasil, é mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), professora do Instituto de Psicologia da mesma instituição e docente do Departamento de Gestalt-terapia do Instituto Sedes Sapientiae. Colaboradora em treinamentos de Gestalt-terapeutas no Brasil e no exterior, é autora de artigos em revistas e responsável pela tradução de artigos e livros de Gestalt para o português.
Karina Okajima Fukumitsu
Psicóloga e psicoterapeuta, é professora do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA), especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Gestalt-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. É autora dos livros Suicídio e Gestalt-terapia e Perdas no desenvolvimento humano: um estudo fenomenológico (DPP, 2011).