Obra magna de Ludwig von Mises, um dos maiores economistas da história, em edição conjuta da LVM Editora e do Instituto Liberal com apoio do Instituto Mises.
Ação Humana é considerado um dos pilares da ciência econômica do século XX. O tratado econômico centra-se na refutação das teorias que excluem a participação humana dos processos econômicos. O núcleo do pensamento do autor é a Teoria da Ação Humana, ou Praxiologia, a ciência geral que busca explicar. Para Mises, tudo que procuramos estudar em economia origina-se da escolha individual. O homem não escolhe apenas entre diversos bens e serviços, todos os valores humanos lhe são oferecidos como opção e submetidos às decisões individuais: o princípio da responsabilidade. Portanto, a Teoria da Escolha é muito mais do que o lado ‘econômico’ do empreendimento humano: é central a toda a ação humana – a ação dos indivíduos.
Ação Humana é uma obra-prima da filosofia econômica, podendo ser lido tanto por acadêmicos quanto por qualquer pessoa que busque entender o fenômeno dos preços, da inflação, da livre iniciativa, do mercado como um todo.
About the author
Ludwig von Mises nasceu em 29 de setembro de 1881 na cidade de Lviv, na época território do Império Austro-Húngaro. Estudou, a partir de 1900, na Universidade de Viena e recebeu o título de Doutor em Direito pela mesma instituição em 1906. Lecionou na Universidade de Viena de 1913 a 1934, no Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais em Genebra, de 1934 a 1940 e na New York University, de 1945 a 1969. É autor de centenas de artigos acadêmicos e de mais de 20 livros, dentre os quais se destaca o tratado de economia A ação humana. Faleceu no dia 10 de outubro de 1973 em Nova Iorque, nos Estados Unidos.