O cordel sempre recontou histórias da tradição oral, lendas de diferentes matrizes, mas, em relação à África e suas tradições mais remotas, são poucos os trabalhos publicados. Estas histórias da tradição africana buscam, por baixo do véu da lenda, os ritos que nutriram os mitos e serviram de alimento espiritual para os povos que habitaram a região africana espremida entre o Saara e a floresta tropical: o ‘país dos rebanhos’ ou, simplesmente, Uagadu.
São histórias de homens em suas buscas, enfrentando seus medos e tendo as forças testadas. São histórias de inimigos que precisam ser vencidos – estes por vezes habitam nosso ser e com ele se confundem. São relatos nos quais as forças cósmicas, simbólicas e atemporais travam batalhas em odisseias repletas de magia e filosofia que propiciam um maior conhecimento sobre nós, humanos, e as odisseias de cada um.
About the author
Marco Haurélio desenvolve, desde 2005, um trabalho de recolha, catalogação, classificação e difusão de gêneros da tradição oral brasileira, com destaque para contos e cantos populares. Escritor, professor e divulgador da literatura de cordel, tem mais de 50 livros publicados, a maior parte dedicada a este gênero que conheceu na infância. Pela SESI-SP Editora, lançou os livros Tristão e Isolda em cordel e A lenda do Batatão.
Arlene Holanda possui graduação em História, é especialista em Artes Visuais e Metodologias do Ensino de História e tem curso de aperfeiçoamento em História da África. Além de escritora, atua também como produtora cultural, educadora, ilustradora e designer. Escreve em variados gêneros e estilos literários e tem mais de 50 livros publicados.