Questões formuladas por professoras em eventos e atividades de formação profissional deram origem ao conjunto de textos reunidos nessa coletânea. O processo de alfabetização de crianças é o tema que se desdobra em numerosos afluentes. Grande e caudaloso rio este, com muitos meandros…
Esse livro não traz receitas prontas; o que as autoras pretendem é contribuir para novas reflexões e ações, individuais e coletivas, no movimento permanente de formação docente. Elas colocam em discussão modos de conceber as relações de ensinar, de elaborar e definir conteúdos, e também de conversar – demandas que, certamente, ocupam e preocupam professores que não abrem mão de seu papel de educadores. Tudo isso é ilustrado com situações de sala de aula, muitas falas e produções escritas de crianças e professoras.
A obra é um convite ao diálogo, para que os professores entrem nesta roda de conversa sobre a atividade de ensinar-aprender a ler e a escrever como práticas que, além de pedagógicas, são sociais, históricas e políticas. Perguntas que surjam, e que gerem outras formas de encontrar e enredar as crianças, anunciam novas possibilidades de vida na escola, novas metodologias de trabalho alfabetizador. Papirus Editora
Table of Content
APRESENTAÇÃO
COMEÇANDO A CONVERSA: ‘O QUE SE APRENDE, MAIS, É SÓ A FAZER OUTRAS MAIORES PERGUNTAS’
Cecilia M.A. Goulart e Marta Souza
1. AS CRIANÇAS. QUEM SÃO AS CRIANÇAS?
Adriana Santos da Mata
2. A LINGUAGEM NA VIDA, A VIDA NA LINGUAGEM! AFINAL, QUAL A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO?
Maria Cristina Corais e Alessandra Iguassú da Fonseca
3. ALFABETIZAR: POR ONDE COMEÇAR?
Angela Vidal Gonçalves
4. COM QUANTOS PAUS SE FAZ UMA CANOA? CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS NA VASTA CULTURA ESCRITA E NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Cecilia M.A. Goulart
5. ‘ELES NÃO SABEM PARTICIPAR, PROFESSORA!’ FAMÍLIA E ESCOLA: COMO TECER OS FIOS DESSA DELICADA RELAÇÃO?
Ana Lúcia Espíndola e Érika Menezes de Jesus
6. ‘MAS EU NÃO SEI LER!’: REFLETINDO SOBRE O ENSINO DE LEITURA
Beatriz Donda, Cláudia Cristina dos Santos Andrade, Inez Helena Muniz Garcia e Vanêsa Vieira Silva de Medeiros
7. ‘SE É PRA SER, QUE SEJA A MELHOR’: A CULTURA LETRADA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
Carla Sass
About the author
Cecilia M.A. Goulart (org.) é mestre e doutora em Letras/Linguística Aplicada, pela PUC-Rio. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da Unicamp, no grupo Pensamento e Linguagem. É professora-associada da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando no curso de Pedagogia (disciplina Alfabetização) e no Programa de Pós-graduação em Educação. Professora aposentada da rede municipal de educação do Rio de Janeiro. Foi vice-presidente (2012-2014) da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), onde hoje integra o conselho fiscal. E-mail: [email protected].
Marta Lima de Souza (org.) é doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua no curso de Pedagogia e na especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica com ênfase em educação de jovens e adultos (EJA). Seu campo principal de pesquisa é ensino e aprendizagem da linguagem escrita para jovens e adultos com foco na alfabetização, formação de professores, prática de ensino e estágio supervisionado na EJA. E-mail: [email protected]