Dom Quixote de La Mancha é um composto por cento e vinte e seis capítulos, divididos em duas partes: a primeira, surgida em 1605, e a outra, em 1615. A obra nasceu em período de grande inovação e diversidade por parte dos escritores espanhóis. Dom Quixote é tido por muitos como uma paródia dos romances de cavalaria que nesse período já se encontravam em declínio, embora gozassem de grande popularidade. O Protagonista, já de certa idade, entrega-se à leitura desses romances, perde o juízo e acredita que tais narrativas sejam verdadeiras, por isso decide tornar-se um cavaleiro andante. Esse texto é considerado a obra-prima da literatura espanhola.
About the author
Miguel de Cervantes (1547-1616) foi um escritor, dramaturgo e poeta espanhol, autor de Dom Quixote, uma obra-prima da literatura universal, foi considerado o precursor do Realismo na Espanha.
Miguel de Cervantes Saavedra nasceu em Alcalá de Henares, provavelmente em 29 de setembro de 1547. Filho do cirurgião Rodrigo e Leonor de Cortinas, tinha seis irmãos.
Estudou em sua terra natal, em Valladolid e Madri. Em 1563, a família foi morar em Sevilha, onde estudou gramática e latim, com padres jesuítas. Nessa época, conheceu o teatro de Lope de la Rueda, de quem recebeu influência.