A coleção que se inicia neste volume remete-nos a uma temática que tem sido tratada de forma colateral e silenciosa no ambiente da atividade física e esporte. Apesar de algumas dos tópicos que encontrará neste livro já terem sido abordados de forma isolada ou mesmo como um problema/situação do ambiente esportivo, eles estão apartados de uma questão que os abarca todos: A VULNERABILIDADE. Usualmente associada às áreas sociais e de saúde, avulnerabilidade a partir de um olhar mais atento e arguto faz parte de todas as camadas que compõem o sistema esportivo: das políticas e legislações que orientam nosso esporte aos problemas decorrentes do processo de ensino da prática esportiva e da atividade física, do dirigente ao torcedor, todos estão expostos a situações de vulnerabilidade e, em muitos casos, são responsáveis por desencadear situações de exposição, de risco e de danos causados pela vulnerabilização, mas, também, na complexidade da temática estão vulneráveis.
Jadual kandungan
1. Vulnerabilidade no esporte; 2. Transição de carreira: o jovem atleta, o profissional e a volta ao homem ‘comum’; 3. Lesões no esporte: da avaliação às consequências; 4. Repercussões encefálicas da prática esportiva; 4. Repercussões encefálicas da prática esportiva; 5. Alexitimia: possível vulnerabilidade nos processos regulatórios emocionais em determinados atletas?; 6. Imagem corporal negativa no atleta: transtornos alimentares e dismorfia muscular; 7. Aspectos morais e éticos no esporte: corrupção, racismo e preconceito no futebol; 8. Medo e vergonha no esporte; 9. Agressividade e violência: do jogo ao mundo virtual; 10. Esporte e educação – diálogos necessários: efeitos sobre a carreira do atleta.
Mengenai Pengarang
Flávio Rebustini: Pós-Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (Unesp/Rio Claro – 2014- 2017). Pós-Doutor em Psicometria (Universidade de Quebéc à Trois- Rivières – Canada – (2013-2017). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologia – Unesp – Rio Claro (2011-2012): Tese Vulnerabilidade no Esporte e as novas mídias: um estudo sobre o twitter, sob orientação do Prof. Dr. Afonso Antonio Machado e com estágio doutoral com o Prof. Dr. Marcos A. A. Balbinotti, departamento do Psicologia da Universidade de Quebéc em Trois- Rivières – Canadá (2012). Reitor da Universidade do Grande ABC de 2008 a 2010 (UNIABC). Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Aperfeiçoamento em Voleibol no Instituto Estatal de Cultura Física de Moscou – Rússia (1997), especialização em Psicologia do Esporte e Voleibol (1996 e 1997), aperfeiçoamento em Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo no Instituto Estatal de Cultura Física de Moscou – Rússia (1994), graduado em Educação Física pela Universidade de Formação Educação e Cultura do ABC – UNIABC (1994).