Abordando cada um dos nove tribunais internacionais e híbridos criados depois da Segunda Guerra Mundial, a obra discute aspectos históricos, jurídicos e políticos relevantes desses órgãos. Além disso, são discutidas as iniciativas anteriores à Segunda Guerra de estabelecimento de tribunais e, em texto do prof. Martti Koskenniemi, dilemas enfrentados pelos tribunais internacionais, como garantir aos acusados o direito de falar sem que o julgamento se transforme em um palco para uma causa.
Cada capítulo é seguido de um fluxograma dos procedimentos do órgão e de informações organizadas cronologicamente sobre a sua criação.
Mengenai Pengarang
Aziz Tuffi Saliba (Org.)
Mestre em Direito (University of Arizona) e Doutor em Direito (Universidade Federal de Minas Gerais). Professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Presidente do Ramo Brasileiro da International Law Association.
Carlos Augusto Canêdo Gonçalves da Silva (Org.)
Doutor e mestre em Direito (Universidade Federal de Minas Gerais). Professor de Direito na UFMG. Procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais.
Salem Hikmat Nasser (Org.)
Mestre em Direito (Universidade Panthéon-Assas) e Doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Professor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Vice-presidente do Ramo Brasileiro da International Law Association.