É ‘a vida da alma’: essa é uma definição espontânea dada por Chiara sobre a oração. O conteúdo reúne escritos que nos orientam em três perspectivas: o que é a oração, como rezar e qual o valor da oração. Vem à tona, em primeiro lugar, a beleza da oração. Ela manifesta uma dimensão pessoal, intensa e fascinante, caracterizada por uma relação direta, profunda e íntima com Deus: aquela que acompanhou o caminho percorrido por Chiara desde a sua juventude, segundo a formação cristã do seu tempo. Essa dimensão, à luz do Carisma da Unidade do qual Chiara é portadora, expande-se para os irmãos, caminho privilegiado para alcançar a união com Deus na espiritualidade coletiva. Nasce um novo caminho que Chiara propõe a todos os membros da Obra de Maria: a Santa Viagem. É a novidade que o carisma traz, em que nos comprometemos a nos tornarmos santos juntos. A dimensão ascética não diminui: ‘Vivemos mortos para nós mesmos e vivos para a vontade de Deus, para amar os irmãos’, exorta Chiara. No entanto, vem em evidência o aspecto positivo da nossa espiritualidade: ‘vivemos o bem, assim o mal desaparece. De fato, não somos chamados a nos desapegarmos de algo (de nós mesmos, das coisas, das pessoas), mas a nos preenchermos de algo, do amor a Ele, nosso tudo, e do amor aos irmãos e irmãs.
O Conteúdo é enriquecido também com textos de Igino Giordani e Pasquale Foresi, além de apresentar o tema feito por Margaret Karram, atual presidente do Movimento dos Focolares, com o título ‘A vida interior e a oração’ e também o tema de Jesús Moran, atual copresidente do Movimento dos Forcoares, com o título ‘O dom da humanidade de Cristo’.
Mengenai Pengarang
Chiara Lubich [1920-2008] nascida em Trento (IT), é fundadora do Movimento dos Focolares, presente no mundo inteiro, congregando cristãos, fiéis de várias religiões e pessoas sem um referencial religioso, com o objetivo de construir pontes de diálogo e de fraternidade. Chiara Lubich alcançou notoriedade especialmente por seu trabalho em favor do ecumenismo e do diálogo inter-religioso. No Brasil, é conhecida pelo projeto Economia de Comunhão e pelo Movimento Político pela Unidade. Dentre os reconhecimentos que recebeu por sua atividade no campo espiritual, social e cultural, destacam-se: Prêmio Unesco de Educação para a Paz (1996), Ordem do Cruzeiro do Sul, Honra ao Mérito (USP) e 16 títulos de doutora honoris causa. Pasquale Foresi – [1929-2015] – teve um papel especial no desenvolvimento do Movimento dos Focolares: o da encarnação do carisma da unidade, e por isso foi considerado por Chiara Lubich como um cofundador. Igino Giordani – [1894 – 1980] – reconheceu que Chiara Lubich teve uma inspiração espiritual extraordinária. Aderiu completamente ao Movimento dos Focolares e, ao lado de Chiara, exerceu uma função importante para o desenvolvimento do Movimento e o aprofundamento espiritual da doutrina, a ponto de ter sido designado por Chiara como cofundador. Margaret Karram – [1962 -] – Nascida em Haifa, na Terra Santa, é a atual presidente do Movimento dos Focolares, que conheceu ainda na juventude. Sua experiência nos conflitos de seu país bem como sua fé traduzida em vida, são pontos fortes para o direcionamento atual do Movimento no mundo todo. Jesus Morán – [1957 – ] – Espanhol, é sacerdote e Copresidente do Movimento dos Focolares.