Reunimos neste volume escritas sobre as experiências de arte-educadores partindo de seus cotidianos nas escolas. Elas apresentam reflexões que perpassam a dança, o teatro, as artes visuais e a música, a fim de fomentar provocações sobre suas práticas num compartilhamento das possibilidades da arte na educação básica. Apresentamos uma diversidade de ações resistentes a precarização da arte na educação. Demarcamos um território evidenciando os agentes possíveis de transformação de realidades tendo as experiências como ponto imprescindível em consonância com os agentes que participam desse processo de ensino-criação.
Jadual kandungan
1. Caminhos para narrativas estéticas no ensino de artes visuais na escola entrecruzadas com narrativas de si; 2. Não era aque la coisa cafona: sobre experienciar a dança nos anos iniciais do ensino fundamenta; 3. Gincana literária: estratégia pedagógica em meios virtuais; 4. Oficinas pedagógicas: uma experiência com jogos teatrais no processo formativo docente; 5. Manicômio: um grupo de teatro em uma escola profissiona lizante; 6. A dança na escola básica: tateando um espaço sensível de experiência do /no corpo; 7. Prática para o estímulo à leitura: do texto literário à produção fílmica; 8. Músicas na educação básica: material didático elaborado a partir das manifestações culturais de Sergipe; 9. Anjos de açúcar ‘catando a poesia que entornas no chão’ da escola: A poesia e a afetividade na prática pedagógica do teatro; 10. A experiência da Estética do Oprimido em escolas da baixada fluminense; 11. Empatia, cidadania e linguagem: relato de três poéticas teatrais na escola; 12. De abóbora faz melão, de melão faz melancia: projetos artísticos desenvolvidos nos programa de ensino por competências e educação inclusiva no Colégio Militar de Salvador; 13. O Brasil do sécu lo XIX: poemas e histórias dramatizadas sob a ótica dopsicodrama e da transdisciplinaridade; 14. Processo de criação: artístico, interativo e experimental no contexto escolar; 15. O jogo teatral e suas alianças: experiências no âmbito escolar para uma dramaturgia identitária e emancipatória; 16. O ensino de arte.
Mengenai Pengarang
Daniel Santos Costa (org.): Artista-Pesquisador-Docente na área de Dança na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Escola de Educação Básica (Eseba). Atuou como docente na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na Rede Sesi-SP de Educação e na Secretaria Estadual de Educação do Governo de São Paulo. Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Artes da Cena e Educação com Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Autor de Encruzilhadas de uma Dança-Teatro
Brasileira (Prismas, 2016) e Histórias e Memórias de Folias de Reis (Egil, 2010). Demais autores do Vol. 33: Débora Souza do Nascimento Morais; Gabriela Pereira Fregoneis; Genilson Antônio de Morais; Letícia de Oliveira Rodrigues; Lidia Olinto; Mara Rubia de Almeida Colli; Marcelo Sousa Brito; Matteo Bonfitto; Michelle Martins Papini Mota; Tayson Ribeiro Teles; Thaís Janaina Wenczenovicz; Tiago Samuel Bassani.