Depois da Primeira Guerra Mundial, a família Loibl deixou a Alemanha, devastada pela guerra, e veio para o Brasil. Em 1938 os Loibls resolveram retornar ao seu país, encantados com as promessas do partido de Hitler, que chegara ao poder. Entretanto, não poderiam jamais imaginar as agruras que sofreriam em seu país de origem.
Rudolf, o filho nascido no Brasil, sofria constantes agressões na escola, por ser considerado inimigo do Estado alemão. Não havia trabalho, uma hiperinflação afetava o comércio, e o clima era de medo e constante opressão.
Durante a guerra, foram poupados muitas vezes, mas não ficaram imunes aos bombardeios, à intransigência, ao preconceito, à fome e às irreparáveis perdas de amigos e parentes.
No entanto, Rudolf sobreviveu e, já adulto, narrou a saga da família à escritora Elisabeth Loibl, sua irmã, nascida na Alemanha durante a guerra.
Mengenai Pengarang
Elisabeth Loibl nasceu na Alemanha e veio para o Brasil aos 5 anos. Em São Paulo se formou em letras anglo-germânicas e posteriormente estudou arqueologia na Universidade de São Paulo (USP). Seus interesses são amplos e diversificados. É apaixonada por idiomas e dedicou parte de sua vida a pesquisas arqueológicas, principalmente os grandes mistérios e enigmas da arqueologia internacional. Viajou por toda a Europa, países da Escandinávia, até as geleiras do polo norte. Suas andanças pelo Egito, Grécia e uma viagem de pesquisas pelo Rio Amazonas lhe forneceram as ideias para dois de seus livros. Trabalhou como tradutora e intérprete nos idiomas alemão, português e inglês. Também fala francês e espanhol. Tem vários livros publicados, histórias de ação e suspense, com pinceladas de experiências trazidas de suas viagens.