No título – Juventudes do Campo –, chama a atenção a opção pelo plural, porque plurais são os jovens que vivem no campo, já que plurais são os contextos em que vivem, se constroem, lutam e sonham. Instâncias políticas e educacionais, sujeitos concretos, profissionais educadores e os próprios jovens poderão mergulhar na leitura desta obra que problematiza e aponta perspectivas dos jovens no campo brasileiro e faz uma análise das relações destes com: agricultura familiar, modelos de desenvolvimento agrário, busca de escolarização/qualificação, sindicalismo rural, constituição de jovens de assentamento do MST, questão quilombola, terra e sensibilidade, potência estética da juventude, círculos de estudos, esporte, lazer e arte, elevação do pensamento teórico, intercâmbio de jovens agricultores na Alemanha e diversidades das juventudes e diversidades dos olhares das juventudes. Com muita sensibilidade e competência, os organizadores deste livro presenteiam os leitores com uma obra que congrega pesquisadores de várias regiões do Brasil, com temáticas também diversificadas e plurais.
Mengenai Pengarang
Geraldo Leão
Graduado em Filosofia e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela UFF. É professor-adjunto da Faculdade de Educação da UFMG. Integra a equipe do Observatório da Juventude da Fa E/UFMG.
Maria Isabel Antunes-Rocha
Graduada e mestre em Psicologia pela UFMG, é doutora em Educação pela Fa E/UFMG e pós-doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora-associada da Faculdade de Educação da UFMG, e membro da Comissão Nacional de Educação na Reforma Agrária do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Edu Campo), desenvolve projetos de ensino, extensão e pesquisas com os temas de formação inicial e continuada de professores, educação do campo, movimentos sociais, Psicologia Social.