Este livro se propõe a estabelecer uma aproximação entre as linguagens, o que significa pensá-las como expressões tangentes quando entra em cena o jogo do olhar e a capacidade do homem em representar, significar e interpretar o universo que se lhe apresenta. Sob essa perspectiva, as Artes Plásticas e o Teatro são consideradas formas de expressão em que, cada uma a seu modo, se busca uma superação da própria natureza representada, como se houvesse, nesta busca, a intenção de abarcar o universo em sua totalidade. É assim que se pretende compreender a produção de linguagem constituída pelas Artes Plásticas, como uma manifestação teatral em sua mais pura potencialidade, e, de outra forma, ao compreender uma aproximação entre ambas expressões, entendê-las ainda como um reflexo da relação que o homem mantém com seu tempo e seu espaço.
Mengenai Pengarang
Glauco Arbix é Professor Doutor do Departamento de Sociologia da USP. Publicou: Uma aposta no futuro. Os primeiros anos da câmara setorial da indústria automobilística (1996) e De JK a FHC: a reinvenção dos carros (com M. Zilbovicius, 1997); Razões e ficções do desenvolvimento (com R. Abramovay e M. Zilbovicius, 2001). Pesquisador da Fapesp, do CNPq, com pós-doutorado na London School of Economics and Political Science (Inglaterra), Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology (EUA) e na School of Industrial and Labor Relations da Cornell University (EUA).
Mauro Zilbovicius é engenheiro de produção, doutor e mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP. Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP. Autor de Modelos para a produção, produção de modelos: gênese, lógica e difusão do modelo japonês de gestão da produção (1999); De JK e FHC: a reinvenção dos carros (com G. Arbix, 1997); Razões e ficções do desenvolvimento (com G. Arbix e R. Abramovay, 2001). Administrador público na Secretaria de Serviços e Obras e na Companhia de Engenharia de Tráfego CET, ambas da Prefeitura do Município de São Paulo (1989/1992). Pesquisador do CNPq, consultor ah hoc da Capes e da Fapesp, consultor da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Ricardo Abramovay (Org.). Professor titular do Departamento de Economia da FEA-USP e presidente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da USP. Fez pós-doutorado da Fondation Nationale de Sciences Politiques em Paris e trabalha com desenvolvimento rural e meio ambiente. Publicou Paradigmas do capitalismo agrário em questão (Hucitec) e Razões e ficções do desenvolvimento (com G. Arbix e M. Zilbovicius, 2001).