Gordon Lish é controverso. Escritor, editor e professor, é referência para os mais importantes autores americanos contemporâneos. Celebrado por Don De Lillo, deu forma aos trabalhos de Barry Hannah a Amy Hempel e Lili Tuck, além de ter sido o responsável pela edição dos livros de Raymond Carver.
A Coleção de ficções traz, pela primeira vez no Brasil, seus quatro livros de contos revistos pelo próprio Lish. Em Coleção de ficções 1 estão as histórias de What I know so far, publicado em 1984, do qual fazem parte os dois contos que envolveram Lish em polêmicas com o escritor J.D. Salinger. ‘Para Rupert – sem promessas’ foi publicado na revista Esquire sem assinatura. Deliberadamente, o estilo e a menção ao conto ‘Para Esmé, com amor e sordidez’, de Salinger, fizeram parecer que o autor, sem publicar nada há dez anos, retornava com um novo texto. A polêmica fez as vendas chegarem ao seu ápice e irritou o recluso autor de O apanhador no campo de centeio. ‘Para Jeromé – com amor e beijos’ foi o ganhador do Henry Award de 1984. Escrito em forma de carta, traz um pedido do pai de Salinger para que, entre outras coisas, o filho seja mais presente.
Lish é, hoje, ele também, recluso e vive em Nova York. Seu estilo incomparável está agora disponível aos leitores brasileiros na precisa tradução de Ismar Tirelli Neto. A Numa lançará em breve os próximos três volumes.
Mengenai Pengarang
Autor e editor aclamado. Ex-editor da Esquire e Alfred A. Knopf, ele é celebrado por seu trabalho com autores como Raymond Carver, Denis Donoghue, Barry Hannah, Amy Hempel, Gary Lutz, Ben Marcus e Christine Schutt, entre muitos outros. Seus livros incluem Caro Sr. Capote, O que eu sei até agora, Mourner at the Door, Extravaganza, White Plains, Peru, Zimzum, The Selected Stories of Gordon Lish e muito mais. Ele vive em Nova York.