Lançado em 1924, Os Reis Taumaturgos aborda a história medieval por uma óptica inovadora: a crença, à época, de que os reis poderiam curar doentes, sobretudo, os escrofulosos, pelo toque de suas mãos, como por milagre.
Dessa forma, Marc Bloch relacionou a superstição popular ao poder absolutista de monarcas franceses e ingleses.
A obra abrange todo o período da Idade Média, partindo das origens da crença no poder mágico dos reis.
Desse ponto de vista, Bloch pôde analisar como esse pensamento particular das populações da França e da Inglaterra alimentou o poder régio até o seu desaparecimento, quando começaram a se formar os estados modernos.
Os Reis Taumaturgos foi uma das primeiras obras relacionadas à Escola de Annales — movimento que revolucionou os métodos de pesquisa historiográfica. Um livro que abriu uma nova perspectiva de análise da história política por meio da psicologia e da mentalidade popular.
Esta edição com o texto completo inclui as notas do autor e as ilustrações originais.
Mengenai Pengarang
Marc Bloch (1886 -1944) foi um historiador francês que fundou a Escola de Annales — movimento que incorporou métodos das Ciências Sociais ao estudo da História. Cursou a Escola Normal Superior de Paris e, depois de algumas passagens pela Alemanha, tornou-se professor de História Medieval. Fez parte da infantaria francesa na Primeira Guerra Mundial e, após o seu término, ingressou na Universidade de Estrasburgo. Em 1929, fundou a Revista de Annales e a administrou até a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Por ser judeu, deixou a direção da revista depois da invasão nazista em Paris e passou a integrar a resistência francesa, até ser fuzilado pelos invasores em 1944.
Laurent de Saes é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (FD-USP). Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com dissertação premiada na Série Teses e Dissertações. Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com tese vencedora do Prêmio Tese Destaque USP 2014, na área de Ciências Humanas. Atua há mais de quinze anos como tradutor, com experiência nas áreas jurídica, científica e literária.