Motivado por indagações teóricas e pela militância sindical e político-partidária, Marcos Francisco Martins fez da teoria do conhecimento de Gramsci o tema da pesquisa aqui relatada. O problema da investigação delimitou-se pela verificação do nível de ortodoxia que a epistemologia gramsciana guarda em relação ao marxismo originário.
Gramsci é apresentado pelo autor como um não idealista do ponto de vista epistemológico, contrariando a leitura de renomados estudiosos de seu pensamento, porquanto assevera a tese de que a sua teoria do conhecimento é continuadora do método marxiano.
Dessa forma, o texto interessa sobremaneira àqueles estudam o materialismo histórico e dialético em suas mais diferentes versões e mesmo aos que querem conhecer o debate sobre algumas questões da problemática epistemológica.
Mengenai Pengarang
Marcos Francisco Martins é licenciado em filosofia pela PUC-Campinas, com mestrado e doutorado na área de filosofia e história da educação pela Unicamp. Sua ocupação atual é a de coordenador do Programa de Mestrado em Educação do Unisal, no qual se dedica a investigar os fundamentos, as finalidades e os métodos da educação não-escolar, ou melhor, sociocomunitária. Antes de se tornar professor da rede pública e privada do ensino fundamental, médio e superior, atuava como eletricista de manutenção em empresa metalúrgica da região de Campinas. Sua atuação nas CEB´s (Comunidades Eclesiais de Base), juntamente com a vivência operária, levou-o à militância sindical e partidária, tendo sido dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, de 1990 a 1993, assessor parlamentar, de 1995 a 1997, e integrante do Governo Democrático e Popular de Campinas na gestão de 2001 a 2004. O contato com o pensamento de Gramsci deu-se no mestrado, quando discutiu a reforma do ensino médio feita por Fernando Henrique Cardoso por intermédio do decreto n. 2.208/97, texto publicado pela Autores Associados com o título Ensino e globalização: cidadania ou submissão? No doutorado, as reflexões gramscianas aprofundaram-se, o que resultou no texto agora publicado pela mesma editora.