Nenhuma cidade da Terra preservou tão bem seu passado quanto Roma. Visitantes podem atravessar pontes antes cruzadas por Cícero e Júlio César, explorar templos ocupados pelos imperadores romanos e entrar em igrejas que praticamente não mudaram desde as primeiras missas celebradas ali por papas, dezesseis séculos atrás.
Essa longevidade arquitetônica é ainda mais notável considerando os muitos desastres que afligiram a cidade. Roma sofreu terremotos, inundações, incêndios, pragas e foi, sobretudo, devastada repetidamente por exércitos invasores.
Dos gauleses aos alemães nazistas – passando pelos godos, normandos, espanhóis, luteranos e franceses –, Matthew Kneale nos conta as histórias por trás das sete invasões mais importantes e revela, com percepção fascinante, as marcas que cada invasor deixou na cidade e como elas transformaram seus aspectos social, econômico e cultural. Utilizando uma abordagem totalmente inovadora do passado de Roma, Kneale desvenda como ela se tornou a cidade que é hoje.
Com uma pesquisa meticulosa e um conhecimento em primeira mão do local, Roma: Uma história em sete invasões é uma celebração da coragem feroz e da vitalidade do povo romano. Acima de tudo, é uma carta de amor apaixonada para essa cidade incomparável.
Mengenai Pengarang
Matthew Kneale
Nasceu em Londres, em 1960, filho e neto de escritores. Estudou História Moderna em Oxford e é fascinado por diversas culturas: viajou para mais de oitenta países e se aventurou a aprender várias línguas, incluindo japonês, amárico etíope, romano e albanês. É autor de cinco romances, incluindo English Passengers (indicado ao The Man Booker Prize e vencedor do Whitbread Book Awards, na categoria Book of the Year) e o livro de não ficção Crença: Nossa invenção mais extraordinária (WMF Martins Fontes). Vive em Roma há quinze anos com a esposa e os dois filhos.