Neste romance do jornalista e escritor brasileiro Xico Sá, a narração de um jogo de futebol, lance a lance e minuto a minuto, na perspectiva de alguém em campo – o goleiro –, mesclando-se a fragmentos de memória e inquietações desse personagem tão central em um time.
Em A falta, de Xico Sá, o protagonista é o camisa 1 de um time de futebol. Grande fã do esporte, tendo trabalhado muito tempo como jornalista esportivo, Xico mergulhou fundo nesse universo. No entanto, este romance literário vai além: não se trata apenas de um belo conjunto de referências históricas e futebolísticas, mas também conduz o leitor a temas mais humanos e subjetivos, como a pressão sobre atletas (e todos os profissionais dos quais se exige alta performance), a aproximação da aposentadoria, propósito, desejos e aspirações, paternidade, os relacionamentos e as frustrações acumulados ao longo de uma vida e, enfim, o amor.
‘Xico Sá não é apenas o grande cronista do complexo afeto brasileiro sempre em rebuliço, é um romancista sensível e original – seu Big Jato é imenso, um dos grandes romances deste século. Neste A falta, o escritor vai além, articula, entre o sonho e a condenação do erro humano, um poderoso espelho a que todas e todos correspondemos. Um livro que, pela potência de sua simplicidade narrativa (a simplicidade narrativa que só algumas raras pessoas conseguem compor), envolve, instiga, comove.’ – Paulo Scott
Mengenai Pengarang
XICO SÁ nasceu no Crato, Ceará, em 1962. Começou a carreira de jornalista no Recife, e atuou muitos anos como repórter investigativo. Foi colunista da Folha de São Paulo, além de comentarista de programas de TV. Fez parte da bancada do programa esportivo ‘Cartão Verde’ da TV Cultura, junto com o jornalista Victor Birner, o apresentador Vladir Lemos e o ex-futebolista Sócrates. Integrou também parte da bancada do ‘Saia Justa’, programa exibido pelo canal a cabo GNT e capitaneado por Mônica Waldvogel. Atualmente participa do programa ‘Amor e Sexo’ da Rede Globo, apresentado por Fernanda Lima. Faz também parte do programa ‘Papo de Segunda’, no GNT, com Marcelo Tas, João Vicente de Castro e Leo Jaime, além de contribuir semanalmente com uma coluna na edição brasileira do jornal El Pais. É autor de diversos livros, incluindo Big Jato(2012) e Os machões dançaram(2015). A falta é seu primeiro romance no selo Tusquets.