Mimì Augello, o braço direito do comissário Montalbano, está no apartamento de sua amante quando escuta um ruído: é o marido dela abrindo a porta. Para evitar o flagra, Mimì sai pela janela e invade discretamente o apartamento de baixo, onde encontra um cadáver jazendo em uma cama. Horas depois, porém, o corpo desapareceu sem deixar rastros – para onde?
Neste antepenúltimo romance da série do comissário Montalbano, três estranhos crimes se misturam e confundem as investigações do melancólico policial. Ao longo do inquérito, o comissário experimenta um sentimento de solidariedade para com os afetados pelo desemprego e pela desesperança, uma paixão fulminante de que não se julgava mais capaz e uma total surpresa ao destrinchar os malfeitos de um homem que dirigia uma companhia de teatro amador com a mesma ética com que comandava seus negócios de usurário.
Over de auteur
Nascido em 1925 em Agriento, Itália, Andrea Camilleri trabalhou por muito tempo como roteirista e diretor de teatro e televisão, produzindo os famosos seriados policiais do comissário Maigret e do tenente Sheridan. Estreou como romancista em 1978, mas a consagração viria apenas no início dos anos 1990, quando publicou A forma da água, primeiro caso do comissário Salvo Montalbano. Desde então, Camilleri recebeu os principais prêmios literários italianos e tornou-se sucesso de público e crítica em todos os países onde foi editado, com milhões de exemplares vendidos no mundo.