Tio Vania, texto teatral do dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860-1904) encenado pela primeira vez há mais de um século, ganha nova roupagem, originalíssima. O cenário agora são os quadrinhos, e os ‘atores’ saem diretamente das tirinhas de Caco Galhardo para representar os trágicos personagens do texto de Tchekhov.
Nas páginas da HQ, o clima da peça e o universo dos personagens são recriados como se estivéssemos vendo em um palco Elena, Sônia, Serebriakov, Teleguim, Marina Ástrov, Maria Vassilievna e Ivan ou tio Vânia, dando a oportunidade de os leitores conhecerem um dos grandes textos da dramaturgia mundial em um formato mais familiar e de grande circulação.
Os dramas vividos pelos personagens nos levam a refletir sobre o sentido da vida, sobre os caminhos e escolhas tomadas em cada trajetória. E não nos enganemos pela idade da peça: Tio Vania ainda tem muito a nos dizer. Trata-se de obra clássica que se atualiza a cada leitura e novas linguagens são sempre bem-vindas para convidar os leitores a descobrirem ou reentrarem no campo vasto desses escritos.
Over de auteur
Caco Galhardo é cartunista, dramaturgo e roteirista de cinema. Suas tiras são publicadas diariamente na Folha de S.Paulo há décadas e alguns de seus personagens já viraram animações no canal Cartoon Network. Pela Peirópolis, publicou Dom Quixote em quadrinhos, em dois volumes (2005), o primeiro merecedor do selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 2005, e o segundo finalista do Prêmio Jabuti na categoria Ilustração em 2014. Crésh!, seu primeiro livro solo dedicado à infância, compõe o Acervo Básico pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) 2007. Para jovens, publicou em 2019 Homem-pássaro, um gibi nascido de roteiro de cinema. Em 2023, ele retoma as adaptações de clássicos da literatura universal, desta vez traduzindo para quadrinhos a famosa peça teatral de Tchekhov, com Tio Vania em quadrinhos, unindo suas duas paixões: teatro e quadrinhos.