FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É. NEM SEMPRE…
Quem não gostaria de ter uma receita infalível para a criação de filhos?
Bem, essa receita não existe. Não há uma relação exata entre o desempenho dos pais e o tipo de filho resultante dele. Talvez por isso a tarefa de cuidar dos filhos e de educá-los provoque, ao mesmo tempo, fascínio e medo.
Nem mesmo o fato de Davi ser chamado na Bíblia de ‘homem segundo o coração de Deus’ garantiu ao rei de Israel sucesso como pai. Por quê? O que o modelo de Davi, as relações familiares e outros aspectos descritos na narrativa bíblica nos dizem?
‘Pais Santos, Filhos Nem Tanto’ não é um manual sobre educação de filhos nem um livro teológico. Antes, mostra uma ‘família de verdade’, com erros e acertos, e descreve alguns elementos da dinâmica interna dessa família, bem como as verdades bíblicas, sobre as quais devemos nos debruçar para aprender melhor sobre a tarefa dos pais no cuidado e na orientação dos filhos.
* * *
‘O modelo de Davi nos alerta para o que podemos evitar como pais — principalmente para aqueles que também ocupam papéis de liderança em grupos, comunidades e igrejas. Certamente não é sem motivo que este imbróglio familiar está registrado no cânon bíblico’.
— Do Prefácio
Over de auteur
Carlos ‘Catito’ Grzybowski é psicólogo, terapeuta familiar, mestre em psicologia e doutor em linguística aplicada. É coordenador para o Brasil da EIRENE, associação dedicada à saúde integral da família, presente em diversos países da América Latina. ‘Catito’ participa do conselho diretivo da Aliança Pró-Família e é diretor do Instituto Phileo de Psicologia. É autor de ‘Acontece nas Melhores Famílias’, ‘Como se Livrar de um Mau Casamento’, ‘Macho e Fêmea os Criou’, ‘Pais Santos, Filhos Nem Tanto’, entre outros. Professor convidado de cursos de pós-graduação em várias instituições de ensino superior e membro pleno do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos (CPPC), ‘Catito’ também é o criador do personagem Smilingüido.