O livro examina os conceitos de ‘Antropoceno’ e ‘globalização’ na sociedade mundial e as mudanças que elas estão provocando na educação e na aprendizagem humana. Reexamina os principais conceitos europeus de educação desde o início da era moderna. Tendo em vista a crescente influência da China e da Índia no mundo globalizado, analisa as ideias do confucionismo e da educação espiritual. A complexidade da palavra sociedade torna relevante o estudo de mimese, rituais e imaginação, digitalização reflexiva na educação, performatividade, materialidade e conhecimento tácito. Uma educação orientada para o futuro que se concentre em temáticas como violência, alteridade e uma educação para o desenvolvimento sustentável.
Over de auteur
Christoph Wulf é Professor de Antropologia e Educação na Universidade Livre de Berlim, Alemanha. É membro do Centro Interdisciplinar para Antropologia Histórica, Centro de Pesquisa Colaborativa ‘Cultures of Performance’, Cluster de Excelência ‘Languages of Emotion (2007-2012) e Graduate Schools ‘Body Staging’ and ‘Inter Arts’. Seus livros foram traduzidos em 20 idiomas. Ele é Vice-Presidente da Comissão Alemã para Unesco.
Karina Limonta Vieira é pesquisadora assistente na Faculdade de Educação na Universidade de Leipzig. É membro do Centro Interdisciplinar para Antropologia Histórica e da Sociedade Alemã para Ciências da Educação. É autora do livro Antropologia da Educação: levantamento, análise e reflexão no Brasil.