A coleção As 7 Virtudes em forma de poesias, baseadas na versão impressa, para os mediadores conversarem com as crianças sobre os temas da vida real. As histórias dos animais humanizados, de lendas, mitos e folclore, conduzem o pensamento e o diálogo. Os personagens emocionam, constróem sentimentos e valores.
O sentimento de igualdade e respeito às diferenças é uma conclusão natural do amor. Bonitinha, a galinha amorosa, demonstra o desespero de uma mãe ao ver o filho em perigo; a alegria de tê-los, a dedicação a cada um, sem discriminação. A compaixão cativa e nos leva ao melhor sentimento: a felicidade!
Em Muriqui, o macaco feliz, aborda-se a convivência em sociedade. O maior primata do Brasil nos ensina a importância de estudar, de ter equilíbrio emocional, de buscar o que lhe convém e o que precisa. Ensina a democracia. As fadinhas azuis encantam as crianças, ao instigarem o raciocínio e levarem à constatação de que tudo vem do pensamento e que a alegria tem um lugar no coração de cada um.
O porquinho Sujão destaca a importância da sinceridade, da aceitação e da humildade. Conhecer-se e se reconhecer é importante para se aceitar e se apresentar perante o outro. O Eu, o Outro e o Nós. Nasce com o amigo Queeik a empatia, que conduz a um desfecho emocionante!
Bolacha e a luz azul traz como tema a generosidade, a reflexão sobre a responsabilidade para com o meio ambiente. Mas enquanto isso, diversas situações levam ao medo, fictício ou real. A mediação para se conhecer a importância dessa emoção é uma experiência de vida que pode ajudar a formar uma reação adequada para ter no medo um aliado para a preservação da vida, da integridade.
Blume, amiga fiel – aborda a questão da lealdade e da responsabilidade com a vida, de qualquer natureza. A tristeza surge das decisões descritas no livro, que convidam o mediador a analisar hipóteses da vida da criança leitora/ouvinte. Por que as decisões foram essas e não outras? A tristeza é um sentimento que deve ser reconhecido, sentido, pois faz parte da vida. Como aceitá-la? Como fazer dela outra aliada para a vida?
Bala, a onça-parda retrata que a prudência é uma virtude importante para todos. Saber ponderar riscos e buscar a solução de suas necessidades é tarefa constante: devemos aprender desde a primeira infância a conter nossos ímpetos, a raciocinar, a decidir como buscar nossos objetivos, tendo em mente que devemos nos proteger.
Carcará, o soberano é uma história de autossuficiência e de determinação. Todos somos um, independente e único, mas, contraditoriamente, dependente e inserido numa sociedade em que podemos nos destacar pelo nosso próprio esforço e dedicação. Sozinha ou acompanhada, cada criança será única, e desejamos que tenha a visão de seu próprio poder e resistência, de decidir o melhor para si, reconhecendo a importância do outro.
Over de auteur
Dorinha Aguiar é jornalista profissional. Trabalhou no Estado de Minas e Diário da tarde, nas editorias de Polícia, Geral e Cultura. Escreveu sobre temas científicos, de energia nuclear a doenças profissionais; culturais, do Ouro sem brilho de Raposos à literatura.
Foi editora de revistas e jornais em Minas. Desde 1998, escreve biografias, registrando histórias orais e contextualizando-as na História da Humanidade. É o caso do Duas Vidas – um grito silencioso pela paz, a história de uma brasileira que se casa com um muçulmano no Brasil e vai para o Líbano, onde enfrenta 16 anos de guerra. Veja mais em https://www.linkedin.com/pulse/duas-vidas-um-grito-silencioso-pela-paz-uma-nas-guerras-aguiar/
São histórias altruístas, sempre se dedicando ao crescimento pessoal, uma contribuição do jornalista. Com mais de 40 mil livros distribuídos gratuitamente, acredita que cada um tem muito para acrescentar em experiência de vida para o mundo, bastando a decisão de compartilhar.
Agora a jornalista lança um novo formato de livro – o videolivro, para ler, assistir e ouvir pela TV, computador, tablet e celular, a fim de motivar os adultos a lerem com as crianças, com a emoção de uma história escrita, falada e vista, ao mesmo tempo em que utiliza de ferramentas da neurociência para habilitar o cérebro a reconhecer a palavra com seu significado.
Nessa primeira coleção, As 7 Virtudes – Histórias do Ranchinho do Gavião, a autora motiva pais e educadores a conversar com suas crianças sobre as emoções e os valores – e sobre os sentimentos decorrentes. Os videolivros são ferramentas para educar as crianças para a vida, com integridade, individualidade, respeito, valores e autocontrole. Saiba mais em https://www.linkedin.com/pulse/agora-é-exigência-habilidades-socioemocionais-na-escola-aguiar/
e
http://www.youtube.com/c/Dorinha Aguiar Autora
Além desse formato, a escritora lançará a coleção As 7 Virtudes – Histórias do Ranchinho do Gavião no formato digital esse ano! Conheça mais de sua produção em www.dorinhaaguiar.com
Dorinha Aguiar também estudou design na Universidade do Estado de Minas Gerais, aplicando seus conhecimentos em sua produção editorial.
Apaixonada pelo meio ambiente, possui livros e projetos para a preservação ambiental e para a preservação da saúde. Foi premiada no Furnas Ouro Azul com o Guardiões do Rio – programa de Educação Ambiental Infantojuvenil. Com isso, Dorinha Aguiar tem uma série de livros para todas as idades sobre Doenças de Veiculação Hídrica, que será lançada em breve! E sobre outros temas voltados para a preservação ambiental.