Os adolescentes Sofia e Paulo estão detestando passar as férias com suas famílias num hotel, cercados apenas por crianças e idosos. Isso até que descobrem ali certo hóspede secreto, um senhor misterioso que os funcionários negam existir… Mas tanto teimam que o encontram, e acabam incumbidos por ele de uma missão difícil: desvendar o paradeiro de uma pessoa que está desaparecida desde os tempos da ditadura militar. Para trazer paz àquele senhor, a quem se afeiçoam, após as férias os dois amigos mergulham numa pesquisa perturbadora, relacionada aos jovens que foram presos e torturados nos chamados ‘anos de chumbo’ a partir da década de 1960. Visitando jornais, centros de documentação e até locais que foram sedes do DOPS da época, deparam-se com horrores de que ouviram falar, mas que não estavam preparados para conhecer de perto. Que fim tiveram os estudantes Claudio e Valéria, envolvidos nos protestos de 1967 em São Paulo? E quem teria sido o chamado ‘Mão de Veludo’, que mandava e desmandava nos tempos em que a Justiça escondia sua face? Junto a Sofia e Paulo, vamos encarar uma aventura eletrizante e cheia de reviravoltas, que desvenda segredos de nossa História!
Over de auteur
Escritora de literatura infantil e juvenil, há mais de trinta anos, Eliana Martins é paulistana e já ultrapassou a marca de noventa livros publicados. Trabalhando com crianças especiais, foi para eles que escreveu suas primeiras histórias. Iniciou sua carreira literária nos anos 1990. A partir daí, além dos livros, também foi roteirista do programa Agente G, na TV Record de São Paulo e, com ele e sua equipe, recebeu o Prêmio APCA de melhor programa infantil.
Escreveu também peças de teatro infantil e é membro da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT). Recebeu menções Altamente Recomendáveis, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e o Prêmio Lúcia Benedetti como Melhor Livro de Teatro para o Jovem, em 2005.
Foi finalista de importantes prêmios, como o Jabuti, em 2008 e o Barco a Vapor, em 2005. No ano de 2022, recebeu o Prêmio Flipoços de Melhor Livro de Imagem. Com livros adotados por programas de governo, Eliana Martins tornou-se conhecida por alunos de todo o Brasil.